Calor na Europa: 46°C na Espanha.

Calor na Europa: 46°C na Espanha.

Com base nas informações mais recentes, grandes partes do sul da Europa estão enfrentando uma onda de calor intensa desde o último fim de semana (o que corrobora a menção “desde domingo”), com temperaturas que superam os 40°C em diversas regiões, algumas chegaram a 46°C.

A onda de calor, que teve início por volta de 28 de junho de 2025, é impulsionada por um anticiclone vindo do norte da África, trazendo massas de ar quente e seco para a Península Ibérica e se estendendo por outros países.

Aqui está um resumo da situação, com temperaturas e regiões afetadas:

* Portugal: Registrou 46,6°C em Mora no domingo, 29 de junho de 2025, um valor próximo ao recorde absoluto do país.

  • Espanha: Atingiu 46°C em Granado, na Andaluzia, no sábado, 28 de junho de 2025. Madri pode chegar a 39°C e Campina Cordobesa a 43°C. Há relatos de duas mortes por incêndios florestais na Catalunha.
  • França: Paris se aproximou dos 40°C, e grande parte do território francês está sob alerta laranja ou vermelho.
  • Itália: No domingo, 29 de junho de 2025, 21 cidades estavam em alerta máximo, incluindo Milão, Nápoles, Veneza, Florença e Roma, com ambulâncias posicionadas perto de locais turísticos.
  • Grécia: Também está sob alerta, com temperaturas se aproximando dos 40°C.

As autoridades emitiram alertas de saúde devido ao risco de estresse térmico, e infelizmente, há relatos de pelo menos oito mortes ligadas ao calor em toda a Europa. Escolas foram fechadas e houve interrupções em serviços, como o fechamento da Torre Eiffel. Incêndios florestais também são uma preocupação crescente em várias áreas.

Em relação ao limite de sobrevivência, embora as temperaturas do ar (bulbo seco) estejam extremamente altas, os relatórios atuais indicam que as temperaturas de bulbo úmido na Europa têm ficado em torno de 30°C. Apesar de serem valores que já representam estresse térmico significativo e são perigosos para populações vulneráveis, eles ainda estão abaixo do limite teórico de 35°C de bulbo úmido, acima do qual a sobrevivência se torna improvável mesmo para pessoas saudáveis. No entanto, a combinação de calor intenso e umidade já exige precauções rigorosas para evitar a hipertermia.

A situação é monitorada de perto, e as recomendações incluem hidratação constante, evitar exposição direta ao sol, especialmente nas horas de pico, e buscar locais frescos.

SP, 02/07/2025

Referências:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima